Implantes Dentários

 

É o ramo da odontologia que restaura os dentes ausentes através da implantação de próteses. No processo, implanta-se cirurgicamente uma peça (parafuso) de titânio no interior do tecido ósseo na área onde ficava a raiz do dente ausente. O titânio tem a propriedade única da osseointegração, ou seja, de incorporar-se ao osso.

 
Uma vez colocados, os implantes permitem ao dentista montar dentes substitutos (próteses) sobre eles. A aplicação da implantodontia é indicada tanto para repor a perda de um único dente ou, até mesmo, todos os dentes da arcada.Essa especialidade evoluiu tanto nos últimos anos, que hoje não há mais necessidade de utilizar próteses fixas ou móveis para a substituição de dentes perdidos.

 
Existem diversas técnicas de inserção dos implantes, dentre as quais, a chamada técnica de carga imediata, que visa a colocação do implante e do dente provisório no mesmo momento, sem um tempo de espera entre uma etapa e outra. Para um resultado satisfatório sob o ponto de vista funcional, biológico e estético, um planejamento adequado deve ser realizado, tendo com auxílio modelos de estudo, fotografias, e tomografias.