Bruxismo

É um distúrbio que tem como característica o apertamento e o ranger dos dentes,de forma involuntária, com contrações excessivas dos músculos da mastigação sobre os dentes ou próteses presentes na boca.

 
Os sintomas podem ser dores e ou desgaste nos dentes, sobrecarga nos ossos que suportam os dentes e na gengiva, fadiga nos músculos da face e pescoço e tensões nas articulações temporomandibulares – ATM.
Os sinais clínicos mais evidentes são os desgastes e fraturas dentais, e as lesões cervicais(cavidades que parecem cárie perto da região gengival do dente).

 
O bruxismo diurno caracteriza-se por uma atividade semi voluntária da mandíbula, onde geralmente não ocorre o ranger, e sim o apertar dos dentes enquanto o indivíduo se encontra acordado. Normalmente, está relacionado a momentos de tensão, e o paciente tem que se policiar para a não realização desse hábito nocivo.

 
O bruxismo noturno é o que acontece incoscientemente por enquanto que o paciente está dormindo Alguns sintomas: dor de cabeça ao acordar, dores nos dentes que diminuem de intensidade durante o dia, cansaço nos músculos da face e do pescoço, dores na região anterior ao ouvido, sonolência diurna e, principalmente, o ruído característico do ranger de dentes.

 
A avaliação de um especialista é fundamental para diagnosticar as possíveis causas e associações que as agrave, utilizando técnicas associadas de tratamento para buscar noites de sono mais agradáveis, ausências de dores musculares diurnas e preservação das estruturas bucais, principalmente os dentes, que são os mais afetados.